19 de agosto de 2015

Afinal quanto mais alto sonhares, mais saúde terás para aguentar a queda...

Sem comentários:
 
"Muitos me dizem que quanto mais alto sonhar, maior será a queda.... Pois.. Mas esqueceram-se de perguntar se eu tenho medo de cair" É esta a citação (de Bob Marley, adaptada por mim) que move e influencia a minha maneira de viver.

Por isso, pela razão de eu valorizar tanto os meus sonhos, decidi publicar um post sobre um artigo que li baseado num estudo que revela que sonhar acordado faz bem à saúde.

Pois é, investigadores da Universidade de Bar-Ilan, em Israel, chegaram á conclusão que deixar a mente divagar pode trazer vantagens cognitivas, contribuindo até para tornar o cérebro mais eficiente.
Este estudo conseguiu demonstrar que estímulos elétricos externos de baixa voltagem alteram o modo como pensamos, medindo, com precisão, a frequência com que o cérebro nos leva a sonhar acordados ou a ter pensamentos espontâneos.
No âmbito do trabalho publicado na revista científica "Proceedings of National Academy of Sciences", a equipa descobriu que, além de oferecer um "escape mental" durante a realização de tarefas aborrecidas, o ato de sonhar acordado tem um "efeito positivo e simultâneo" no desempenho do cérebro.

O estudo que deu origem todas estes factos baseou-se na submissão de um grupo de voluntários a um procedimento de estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS), uma técnica "não invasiva e indolor" que estimula partes específicas do cérebro.
Durante o procedimento foi pedido aos participantes que seguissem e respondessem a números que apareciam num ecrã de computador e, periodicamente, que relatassem - numa escala de um a quatro - a frequência com que experienciavam pensamentos espontâneos não associados à tarefa durante a sua realização. Além de não prejudicar o desempenho dos indivíduos na realização de uma determinada tarefa, a experiência provou que sonhar acordado contribui mesmo para uma maior eficácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff